sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Edição de sexta-feira, dia 24 de Agosto de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela. Nesta edição, damos-lhe a conhecer alguns temas do novo álbum do grupo Vozes da Rádio. “Sete e Pico, Oito e Coisa, Nove e Tal” é o nome do disco que homenageia o Conjunto António Mafra e que conta com a participação de algumas vozes bem conhecidas do público: Sérgio Godinho, Manuela Azevedo, Rui Reininho, entre outras. As músicas que vão poder ouvir, de um humor malicioso mas nunca indecoroso, são um convite à boa disposição. São elas: "O Carrapito da Dona Aurora", “O Vinho da Clarinha”, “Ora Vejam Lá”, "O Pato da Pena Preta", "Na Barraca do Luís" e “Sete e Pico”.

Ainda na primeira hora, mostramos-lhe dois temas do – também novo – álbum de Júlio Pereira: “Geografias”.

Após as 21h, a incursão é pela música brasileira que nos marcou o passado e deixou marcas tão profundas quanto presentes. Exemplos: “Asa Branca” – trazida à antena por Ney Matogrosso, Chitãozinho e Xororo, “A Banda”, de Chico Buarque, “Chuva de Prata”, pela voz de Gal Costa, “Casa no Campo” – cantada (e que bem cantada!), por Elis Regina, “Somos Todos Iguais Nesta Noite” – interpretada por Ivan Lins e Djavan, “Água De Beber” – que junta Djavan, Rita Lee, Gal Costa, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Maria Betânia, Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Tim Maia, Fagner, Chico Buarque e Caetano Veloso numa raríssima interpretação, “Mesa de Bar” – num dueto de Alcione e Gonzaguinha, “Pela Luz dos Olhos Teus” – cantada por Djavan & Gal Costa. Depois das 22h, Daniel Abrunheiro conta uma história que tem por título “O Pessegueiro”. Começa assim, a história: “Lá no fundo, lá bem no fundo da minha vida, está um pessegueiro. Não era uma árvore firme, nem frondosa, nem sólida. Pelo contrário, sofria de um raquitismo que o vento só poupava por pura misericórdia. Dava à luz uns pêssegos enfezados e ferrugentos de que eu, apesar de tudo, gostava muito, a ponto de nem os deixar amadurecer.” Às 23h, eu volto à antena para lhe falar de Elizabeth Frazer, a singular vocalista dos Cocteau Twins – banda de culto que muito marcou a música anglo-saxónica.

E porque hoje é sexta-feira, a partir da meia-noite, é reeditado o programa “Montanha Mágica”, da autoria de Daniel Abrunheiro. Até às duas da manhã, vai poder ouvir textos da autoria do escritor, poesia de grandes poetas e música de grandes compositores nacionais e internacionais. Só me resta fazer-lhe o convite: junte-se a nós e faça sua a nossa noite.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ser jornalista não é o mesmo que ser "jornaleiro"

Ao fim da noite, gosto de passear-me por alguns blogs desta enormíssima avenida chamada internet. Hoje, encontrei esta pérola na casa de uma jovem e promissora jornalista: http://filipaqueiroz.blogspot.com/. Os protagonistas são: o inteligente Rodrigo Amarante, compositor, vocalista e guitarrista do grupo brasileiro Los Hermanos, e um muitíssimo mal preparado e prepotente jornalista brasileiro. O resultado é uma hilariante lição sobre o papel do jornalismo.