segunda-feira, 21 de maio de 2007

Anoitecer ao Tom Dela

Na rubrica Tu Cá, Tu Lá, que vai para o ar a partir das nove da noite, a conversa é com Mafalda Arnauth.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Anoitecer ao Tom Dela

O Grupo Gaiteiros de Lisboa foi criado em 1991 e é composto por Carlos Guerreiro, José Manuel David, José Salgueiro, Pedro Calado, Paulo Marinho, Pedro Casaes e Rui Vaz.

Todos estes músicos têm feito o seu percurso em torno da música popular/tradicional. Todos participaram em projectos musicais de outros grupos e autores consagrados no âmbito da Música Tradicional, do Rock, do Jazz, da Música Clássica e da Música Antiga, tais como José Afonso, Sérgio Godinho, Vitorino, Amélia Muge, Carlos Barretto, Rui Veloso, Sétima Legião ou Adufe.

Com seis discos no mercado, o mais recente lançado no ano passado, os Gaiteiros de Lisboa estão para durar. Cada novo trabalho é uma descoberta ou redescoberta da música popular e da sonoridade da língua portuguesa. Cada espectáculo ao vivo dos Gaiteiros de Lisboa é um convite à festa.

Carlos Guerreiro, um dos Gaiteiros, conversou connosco antes de uma dessas festas – um concerto no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. O músico, de uma sinceridade e acutilância desarmantes, falou de “Sátiro”, o mais recente disco do grupo, do panorama musical e editorial português, de política e de públicos – dos vários públicos que apreciam a música – sempre nova – dos Gaiteiros de Lisboa.

Carlos Guerreiro é o convidado da rubrica Tu Cá, Tu Lá que vai para o ar após as nove da noite.

Depois, Daniel Abrunheiro enche a antena da rádio com uma das suas histórias. A de hoje tem por título “O Verão do Camionista Holandês”.

A partir das onze, na rubrica Filhos da Madrugada, falamos de Robert Allen Zimmerman – ou melhor – de Bob Dylan. Até lá, ou seja, entre as oito e as nove da noite, pode ouvir o Dia a Dia Cultural, com propostas para a semana que hoje começa, música em português e uma história contada pela Paula Coelho.

Anoiteça na nossa companhia. Tenha uma noite humana.