quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

Hoje, na rubrica Filhos da Madrugada, homenageamos Nina Simone - americana, negra, pianista, compositora, cantora - nascida em Fevereiro de 1933.

Se estivesse viva, Nina Simone faria, no próximo dia 21, setenta e quatro anos de idade. Vamos recordá-la, depois das 23h00.

Antes, Daniel Abrunheiro conta-lhe uma história deste mundo, em Mil e Duas Noites.

Entre as 21h00 e as 22h00, há música do mundo para ouvir. E antes, entre as 20h00 e as 21h00, há o Dia a Dia Cultural, o Era uma Vez e música em português para escutar.

Anoiteça na companhia da Emissora das Beiras. Fique ligado a nós em 91.2 FM ou em www.emissoradasbeiras.com.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

Luís Calheiros nasceu em Viseu em 1959. Na juventude abalou para o Porto onde se licenciou em Belas-Artes pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. É professor do ensino superior, desde 1991, na Escola Superior de Educação. Está actualmente a preparar o doutoramento em Teórica Epistemológica da Estética de Belas-Artes, da Crítica de Arte e da História da Arte do Século XX.É artista plástico, pintor, desenhador e gravador a água-forte. Optou por ficar em Viseu, terra que considera madrasta. É polémico, satírico, mordaz, inquieto. É Luís Calheiros, o convidado de hoje do Interiores, rubrica que vai para o ar depois das 21h00.

Depois, Daniel Abrunheiro conta-lhe mais uma história em Mil e Duas Noites.

Para fecharmos mais uma edição do Anoitecer ao Tom Dela, a partir das 23h00, na rubrica Filhos da Madrugada, falamos de Rui Reininho, a voz dos GNR.

Antes de tudo isto, e porque o programa começa às 20h00, damos-lhe a ouvir o Dia a Dia Cultural, a rubrica Era uma Vez e boa música em bom português.

Anoiteça connosco. Não lhe vão faltar motivos para escolher a companhia da Emissora das Beiras.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

Roberta Flack é uma cantora negra norte-americana que nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1937 no estado da Carolina do Norte. A textura quente da voz de Roberta Flack espraia-se com profundidade por áreas como o jazz, o soul e o folk. A fama mundial chegou chegou cedo à carreira da cantora: o tema Killing me Softly with his Song rendeu-lhe um Grammy em 1974 e vendeu aos milhões por todo o mundo, sendo ainda hoje a verdadeira assinatura sonora de Roberta Flack. A cantora é hoje homenageada na rubrica Filhos da Madrugada a ouvir a partir das 23h00.

Uma hora antes, Daniel Abrunheiro começa a contar-lhe uma história. A música junta-se às palavras do escritor, parágrafo após parágrafo, resultando em 50 minutos de Mil e Duas Noites.

Entre as 21h00 e as 22h00, na rubrica Tu Cá, Tu Lá, reeditamos uma conversa com Sérgio Godinho.

E antes, damos-lhe a ouvir o Dia a Dia Cultural, a rubrica Era uma Vez, e muita música portuguesa.

Fique bem esta noite. Fique em sintonia connosco em 91.2 FM ou em www.emissoradasbeiras.com.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

O Filho da Madrugada de hoje é português. Chama-se Rui Reininho e é, desde 1981, a voz dos GNR. A rubrica Filhos da Madrugada vai para o ar depois das 23h00. Em Mil e Duas Noites, rubrica a ouvir entre as 22h00 e as 23hh0, Daniel Abrunheiro conta uma história em dez parágrafos musicais.

Antes, ou seja, entre as 21h00 e as 22h00, músicos brasileiros invadem a antena com as suas cuícas, violões, pandeiros e cavaquinhos e fazem da rádio uma festa total.

Ainda antes, damos-lhe a ouvir o Dia a Dia Cultural, a história da Paula Coelho e música portuguesa.

Anoiteça ao som da Emissora das Beiras em 91.2 FM ou em www.emissoradasbeiras.com.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

Menina dos Cravos - Amadeo de Sousa Cardoso

O coleccionismo é uma mania boa.

Quando uma pessoa colecciona, o que realiza, de facto, é uma luta contra a natural dispersão das coisas deste mundo. Sejam selos ou caixas de fósforos, carros ou pinturas - é sempre de uma tentativa de reconstituição e de fixação do mundo que o coleccionismo se trata.

Lá no fundo dessa luta a que o coleccionismo dá corpo, está a pulsão contra o esquecimento. Ao reorganizar e ao recuperar os objectos, o coleccionador mais não faz que demonstrar que o tempo pode passar, mas que o conhecimento não.

Da colecção privada seja do que for ao espaço público do Museu, as colecções e os coleccionadores têm em comum essa marca, afina tão humana, da resistência à dispersão, ao desconhecimento e à ignorância.

Foi dessa marca que nasceu o Museu de Arte do Caramulo que hoje o convidamos a visitar, guiados pelo saber de Ricardo Baieta, o conservador do Museu.

Venha connosco depois das 21h00. Empreste-nos os seus ouvidos que nós, ao longo das oito salas do Museu, seremos os seus olhos.

Depois da visita ao Museu do Caramulo, convidamo-lo a ouvir uma história pela voz de Daniel Abrunheiro.

Para encerrarmos mais uma edição do Anoitecer ao Tom Dela, homenageamos, na rubrica Filhos da Madrugada, a cantora Natalie Cole.

Mas, o programa começa às 20h00 - com o Dia a Dia Cultural, a rubrica Era uma Vez, e excelentes músicos a cantar na língua de Camões.

Depois do Anoitecer ao Tom Dela, subimos à Montanha Mágica pela mão de Daniel Abrunheiro. A partir da meia-noite, há, como diz o autor, pequenos textos e grandes músicas para ouvir na antena da Emissora das Beiras.

Anoiteça connosco e depois, agarre a madrugada, subindo à Montanha Mágica.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

Hoje, após as notícias das 21h00, temos connosco António Baieta, conservador do Museu do Caramulo.

O que é um conservador? O que faz o conservador de um museu? A estas e a outras perguntas vai responder António Baieta na rubrica Interiores.

Depois, Daniel Abrunheiro conta-lhe uma história em 10 parágrafos musicais. É depois das 22h00, na rubrica Mil e Duas Noites.

A partir das 23h00, o tenor Enrico Caruso tem honras de destaque. Na rubrica Filhos da Madrugada, damos-lhe a conhecer alguma vida e alguma obra deste tenor italianao.

Antes de tudo isto, entre as 20h00 e as 21h00, escute o Dia a Dia Cultural, a rubrica Era uma Vez e muita e muito boa música portuguesa.

Anoiteça connosco. Tenha uma noite humana.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

António Jorge Gonçalves, autor de banda desenhada e artista visual, tem vários livros editados: uns de sua autoria, outros em co-autoria com Nuno Artur Silva e Rui Zink. É autor de um cartoon que sai, todas as semanas, n’ O Inimigo Público, suplemento de sexta-feira do jornal Público.

Uma das personagens de António Jorge Gonçalves, o detective Filipe Seems, saiu dos livros de banda desenhada e pisou o palco em “Conspiração”, uma peça em que António Jorge Gonçalves vai desenhando, em tempo real, o cenário e as aventuras do detective na cidade de Lisboa.

António Jorge Gonçalves é quem hoje conversa connosco na rubrica Tu Cá, Tu Lá, que vai para o ar depois das notícias das 21h00.

Antes das 21h00, a música portuguesa tem lugar de relevo na antena da Emissora das Beiras: A Naifa, Afonsinhos do Condado, Três Tristes Tigres, Cantos da Língua, GNR, Clã, Mler If Dada, Ornatos Violeta e Xutos&Pontapés, são os escolhidos desta noite. Um espaço especial tem também a Paula Coelho, que às 20h30 conta a história “Os Sete Veados Barbudos” na rubrica Era uma Vez.

Entre as 22h00 e as 23h00, Daniel Abrunheiro conta, ao som de excelente música, uma narrativa que tem por título “Raposa, Leite e Prata” - é já a história sessenta do Mil e Duas Noites.

A partir das 23h00, e já a finalizar o programa Anoitecer ao Tom Dela, a rubrica Filhos da Madrugada, é dedicada ao músico brasileiro Martinho da Vila.

Comece connosco uma boa semana. Fique na companhia da Emissora das Beiras até que seja amanhã.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

Ontem, na rubrica Filhos da Madrugada, homenageámos o fadista português Alfredo Marceneiro.

Hoje, é a vez de Nina Simone - americana, negra, pianista, compositora, cantora - nascida em Fevereiro de 1933.

Se estivesse viva, Nina Simone faria, no próximo dia 21, setenta e quatro anos de idade. Vamos recordá-la, depois das 23h00, na rubrica Filhos da Madrugada.

Antes, Daniel Abrunheiro conta-lhe uma história deste mundo, em Mil e Duas Noites.

Entre as 21h00 e as 22h00, há música do mundo para ouvir. E antes, entre as 20h00 e as 21h00, há o Dia a Dia Cultural, o Era uma Vez e música em português para escutar.

Anoiteça na companhia da Emissora das Beiras. Tenha um excelente fim-de-semana.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela

De quem são as letras das canções que conhecemos e de que gostamos? Hoje, propomos-lhe uma pequena viagem pelos poemas tornados canções. Começamos por “No teu Poema” da autoria de José Luís Tinoco – imortalizado por Carlos do Carmo. Camané canta - e que bem canta! - “Se ao menos houvesse um dia” – um fado-canção de João Monge. Carlos Mendes entoa “Amélia dos Olhos Doces” – com letra e música do próprio Carlos Mendes. “Verdes são os Campos”, de Luís de Camões, é trazido à antena por José Afonso. “Desfolhada”, que todos conhecemos pela voz de Simone de Oliveira, é um poema de José Carlos Ary dos Santos. “Lisboa”, um tema que nos habituámos a ouvir pelo grupo Trovante, é da autoria de Eugénio de Andrade. “Pomba Branca” foi escrita por Maximiniano de Sousa, o saudoso Max. Vamos recordá-la pelas vozes de Paulo de Carvalho e Dulce Pontes. “Lágrima de Preta”, cantada por Manuel Freire, é de António Gedeão, pseudónimo do cientista Rómulo de Carvalho. “Bolero do Coronel Sensível”, que fez sucesso pela voz de Vitorino, é da lavra de António Lobo Antunes. São estas e outras canções, estes e outros poemas, que vai poder ouvir, hoje, na primeira hora do Anoitecer ao Tom Dela. Às canções junta-se uma história infantil contada pela Paula Coelho e ainda o Dia a Dia Cultural. Depois das 21h00, música do mundo brota da antena da Emissora das Beiras. A partir das 22h00, em Mil e Duas Noites, uma história. Daniel Abrunheiro abre o caderno da escrita e lê um conto da sua autoria. Para terminar, na rubrica Filhos da Madrugada, homenageamos Alfredo Marceneiro: "Tem na garganta um não sei quê de estranho,
Que perturba e nos faz cismar:
É dor? É medo? São visões d'antanho? Amor? Ciúme? É choro? É gargalhar? É voz do fado - dizem - e eu convenho
Que ande na sua voz a voz do mar,
Onde Portugal se fez tamanho
E aprendeu a cantar e a soluçar. O Marceneiro tem aquela atroz
Sonância d'onda infrene que em rochedo
Fareja e morde, impiedosa e algoz. É voz roufenha que nos mete medo,
Mas que atrai, que seduz... É bem a voz
Do fado rigoroso, a voz do Alfredo". João Linhares de Barbosa
Anoiteça connosco. Na Emissora das Beiras, a noite é portuguesa.