quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Edição de quinta-feira, dia 30 de Novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela!

O Dia a Dia cultural, a história de Pinóquio – o boneco de madeira que queria ser menino – contada pela Paula Coelho às 8h30 na rubrica Era uma Vez, e música.

Música que, como já sabe, é em língua portuguesa na primeira hora: Filipa Pais, José Medeiros, Vera Quintanilha, Gaiteiros de Lisboa, Sérgio Godinho e José Afonso são os cantadores eleitos.

Depois das 21h00, continuamos o que ontem começámos: falamos de Molelos e com Molelos.

O convidado de Quem sabe, fala é António Macarinho, um molelense de gema que foi caiador, esteve emigrado no Luxemburgo trinta e dois anos e voltou à sua terra do galramento e do barro negro.

Depois, em Arte da Cor da Noite, um trabalho de Daniel Abrunheiro, fala-se de oleiros, olarias; passado, presente e futuro desta arte secular.

A partir das 22h00, na rubrica Mil e Duas Noites, uma história respira ao som de boa música.

Após as notícias das 23h00, chega a rubrica Filhos da Madrugada hoje sobre o saxofonista Coleman Hawkins. Anoiteça acompanhado. Anoiteça ao tom do seu programa de rádio em 91.2 FM.

quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Edição de quarta-feira, dia 29 de Novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela.

Depois das 21H00, reeditamos um especial sobre Molelos.

Em Gente Nossa, Estela Matos e Dora Coimbra, dignas representantes do Rancho Infantil e da Sociedade Musical e instrumental e de Recreio da terra do barro negro e do galramento, mostram que associativismo existe na freguesia.

A partir das 22h00, há música e conta-se uma história: verdadeira, segundo o autor, Daniel Abrunheiro.

Após o bater das 23h00, contamos-lhe da vida e da música do cubano Compay Segundo.

Até lá, há música portuguesa, a rubrica Era uma Vez e o Dia a Dia Cultural.

Fique ligado ao Anoitecer ao Tom Dela. É bom sabê-lo ouvinte.

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Edição de terça-feira, dia 28 de Novembro de 2006

Íris Rebelo, vocalista da banda viseense Rayband, um grupo que começou por chamar-se Prós Amigos, é a convidada de hoje da rubrica Interiores. Íris tem 18 anos. Estuda no Porto. Quer regressar a Viseu quando a cidade comportar novas formas artísticas e quando ela própria sentir que pode dar alguma coisa à terra que a viu nascer. A música é uma paixão, não uma escolha para um futuro estável. Aliás, Íris diz ser compulsiva na arte de cantar. Esta jovem com sangue na guelra e doçura na voz é para ouvir depois das 21h00. A partir das 22h00, Em Mil e Duas Noites, Daniel Abrunheiro conta-lhe uma história alternada com música. Dez bons parágrafos, dez bons momentos musicais. Depois das 23h00, chega a rubrica Filhos da Madrugada. Hoje, a estrela é Kim Wilde. Entretanto, pode ouvir o Dia a Dia Cultural, a história “O Grufalão”, contada pela Paula Coelho às 20h30, e porque, tal como para Pessoa, a nossa pátria é a língua portuguesa, há canções para ouvir em português. Portanto, se lhe agrada a programação, junte-se a nós em 91.2 FM ou em http://www.emissoradasbeiras.com/.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Edição de segunda-feira, dia 27 de Novembro de 2006

Carlos Fausto Bordalo Dias fez ontem 58 anos. Canta há quase quarenta. Filho de beirões de Vila Franca das Naves, Fausto nasceu a bordo de um navio chamado “Pátria”, que viajava de Portugal para Angola. O poeta das canções é homenageado hoje. Na rubrica Tu Cá, Tu Lá vai para o ar uma entrevista que Fausto concedeu ao Anoitecer ao Tom Dela em Julho passado. Na rubrica Filhos da Madrugada mostramos-lhe alguma vida e alguma obra deste bendito cantautor português. Para além de Fausto, há duas histórias: na rubrica Era uma Vez, a Paula Coelho conta um conto para crianças. Em Mil e Duas Noites, a narrativa é mais para adultos. Daniel Abrunheiro é o autor e contador. Entretanto, há o Dia a Dia Cultural e muita música em excelente português. Junte-se a nós nesta homenagem a Fausto e à língua de Camões. Seja bem-vindo ao Anoitecer ao Tom Dela.

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Sexta-feira, dia 24 de Novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela. Cuba, tal como ontem. Lapa dos Dinheiros, tal como ontem. Compay Segundo, cantautor cubano de altíssima craveira, é o homenageado de hoje na rubrica Filhos da Madrugada. Vamos recordá-lo depois das 23h00. David Abrantes é o convidado da rubrica Tribuna das Freguesias. O presidente da junta vai falar da falta de população, da partida dos jovens para outras paragens, da falta de um posto de saúde, da falta de uma farmácia e de outras carências da Lapa dos Dinheiros. David Abrantes tem a palavra a partir das 21h00. Após as 22h00, em Mil e Duas Noites, Daniel Abrunheiro conta uma história. Para começar, há música em português, o Dia a Dia Cultural e a rubrica Era uma Vez para ouvir entre as 20h00 e as 21h00. Torne a sua noite mais clara. Anoiteça na companhia da Emissora das Beiras em 91.2 FM ou em www.emissoradasbeiras.com.

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Anoitecer ao Tom Dela, edição de quinta-feira, dia 23 de Novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela.
Tal como ontem, na edição de hoje, damos voz à freguesia da Lapa dos Dinheiros.
Artur Bravo, um dos poucos empresários da terra, tem a palavra na rubrica Quem Sabe, Fala.
Artur Bravo é construtor civil, fez nascer o único empreendimento turístico existente na freguesia: As Casas da Lapa. Tem, pela terra, o amor de quem já esteve longe - emigrado - e voltou. Vale a pena ouvi-lo depois das 21h00.
A partir das 22h00, Daniel Abrunheiro conta, em dez suaves prestações musicais, uma história na rubrica Mil e Duas Noites.
Depois das 23h00, repetimos a homenagem ao trovador cubano Silvio Rodríguez na rubrica Filhos da Madrugada.
Até lá, ou seja, entre as 20h00 e as 21h00, ouça boa música portuguesa, a rubrica Era uma Vez e o Dia a Dia Cultural.
Junte-se a nós. Ligue-se à emissora das beiras em 91.2 FM ou através da internet em www.emissoradasbeiras.com.

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Anoitecer ao Tom Dela - edição de quarta-feira, dia 22 de Novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela. A Lapa dos Dinheiros é uma freguesia do concelho de Seia situada numa das encostas da serra da Estrela. Tem cerca de quatrocentos habitantes, na sua maioria idosos. A vasta e verdejante paisagem serrana avista-se desta pequena freguesia onde as pessoas que não partiram se sentem sós e isoladas. O Anoitecer ao Tom Dela escutou algumas dessas pessoas: Odete Lajes tem 52 anos. Nunca se casou. Ficou na terra por falta de oportunidade e não por falta de vontade de abalar. Fomos encontrá-la atrás do balcão de um café. Conceição Cardoso é a dona do outro café existente na Lapa dos Dinheiros. Casou com um homem da terra. Por lá ficou. Criou dois filhos já adultos que estão longe. O marido é um dos muitos desempregados das fábricas de têxteis que foram fechando no concelho de Seia. O negócio e o subsídio de desemprego do marido vão dando para sobreviver. António da Cruz Patrício é agricultor. Tem 56 anos. Já foi funcionário da EDP. Mas, para tornar menos magro o rendimento familiar, sempre cultivou as terras. Criou seis filhos. A casa de António foi sempre farta. Casa – agrícola – que António nos convidou a visitar. Junte-se a nós nesta visita, que vai para o ar depois das 21h00, na rubrica Diga De Sua Freguesia. Depois das 22h00, Daniel Abrunheiro conta uma história para adultos na rubrica Mil e Duas Noites. Uma narrativa à qual não falta música. Pois não acaba tudo em canções? A partir das 23h00, o cantor Art Garfunkel é homenageado na rubrica Filhos da Madrugada. E antes de tudo isto? Há outra história, desta vez contada pela Paula Coelho, na rubrica Era uma Vez, há música em português – Paulo de Carvalho, João Afonso, Jorge Palma, Nuno Guerreiro, Vozes da Rádio, Sérgio Godinho, Trovante – e há o Dia a Dia Cultural. Anoiteça connosco. Nós estamos para estar consigo até à meia-noite.

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Anoitecer ao Tom Dela, terça-feira, dia 21 de Novembro de 2006

Helder Abraços é etno-arqueólogo. Veio para o interior estudar a olaria de barro negro, artesanato tipico de Molelos. Lisboeta radicado no concelho de Tondela, abraçou, a convite da autarquia tondelense, um projecto cultural de investigação e museologia.
Já trabalha em Nandufe no espólio do futuro Museu das Terras de Besteiros. Helder Abraços é também o convidado desta semana na rubrica Interiores, numa entrevista que vai para o ar depois das 21h00. A partir das 22h00, há uma história para ouvir em Mil e Duas Noites. E após as 23h00, a cantora lírica Barbara Hendricks é homenageada na rubrica Filhos da Madrugada. Mas o Anoitecer ao Tom Dela começa agora: música cantada em bom português, a rubrica Era uma Vez e o Dia a Dia Cultural são para ouvir até às 21h00. Seja, desde já, bem-vindo ao Anoitecer ao Tom Dela. Fique connosco até à meia-noite.

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Todos nós já brincámos com elas. Todos as vimos já, presas por fios invisíveis, em alguma rua, alguma sala de espectáculos, na televisão.

Quem não se lembra da Rua Sésamo ou dos Marretas?

José Ramalho conta histórias conta histórias com elas há mais de vinte anos. O director artístico da Companhia de Marionetas de Lisboa é o convidado da rubrica Tu Cá, Tu Lá, que vai para o ar depois das notícias das 21h00.

Quem também conta histórias - sem a ajuda das marionetas, claro - é o Daniel Abrunheiro. Em Mil e Duas Noites, o escritor traz-nos hoje " A Televisão faz mais mal do que a Rádio" - mais uma narrativa que casa as palavras e a música. É para ouvir após as 22h00.

O Filho da Madrugada de hoje é português: chama-se Luís Represas e o seu nome estará para sempre ligado a um dos mais importantes grupos de música lusíada - Trovante.

Falta ainda falar sobre a primeira hora do Anoitecer ao Tom Dela. Até às 21h00, há Dia a Dia Cultural, música em português e a rubrica Era uma Vez: A Paula Coelho conta a história " A Dança dos Meses" às 20.30.

Seja pois bem-vindo a mais uma edição do Anoitecer ao Tom Dela. Acompanhe-nos em 91.2 FM ou através da internet em www.emissoradasbeiras.com.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela. A edição de hoje vai levá-lo até à Lapa dos Dinheiros, no concelho de Seia, onde a reportagem do Anoitecer ao Tom Dela falou com José Abrantes sobre o movimento associativo - moribundo -desta freguesia situada no sopé da serra da Estrela e com uma população envelhecida de 400 habitantes. Vale a pena ouvir o cidadão José Abrantes, depois das 21h00, na rubrica Gente Nossa. Entre as 22h00 e as 23h00, em Mil e Duas Noites, Daniel Abrunheiro narra uma história em dez parágrafos musicais. Depois, a rubrica Filhos da Madrugada fala-lhe da vida e dá-lhe a ouvir a obra de Adam Ant. Para já, segue o Dia a Dia Cultural, uma história contada pela Paula Coelho e música em português. Cole o ouvido à Emissora das Beiras ou faça "enter" em www.emissoradasbeiras.com. Fique ligado a nós toda a noite.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela. Comecemos pelo fim: hoje, a rubrica Filhos da Madrugada é dedicada àquele que é considerado o maior guitarrista de todos os tempos - falamos de Jimi Hendrix. Alguma obra e alguma vida do artista vão para o ar a partir das 23h00. Depois das 22h00 e até às 23hoo, Daniel Abrunheiro conta a história "A Vinha do Faria" na rubrica Mil e Duas Noites. Entre as 21h00 e as 22h00, há música do mundo para ouvir. Antes, ou seja, agora, escute o Dia a Dia Cultural, a rubrica Era uma Vez, e muita e muito boa música portuguesa. Ligue-se a nós em 91.2 FM ou através da internet em www.emissoradasbeiras.com. Passe a sua noite connosco.

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela.
Como é habitual às segundas-feiras, hoje vai para o ar a rubrica Tu Cá, Tu Lá.
A convidada é uma mulher muito especial. O nome dela é sinónimo de competências várias no meio artístico. É cantautora, compositora, produtora, dramaturga.

Tem quatro discos editados e um quinto a caminho. Fez parte integrante - com José Mário Branco e João Afonso - do espectáculo Maio, Maduro Maio. Participou na edição de discos de Júlio Pereira. Musicou poemas de Camões, Pessoa, Cesário Verde e de outros grandes nomes da poesia lusa.

Estreou-se agora na dramaturgia com uma peça infantil: "O Dono do Nada", que está em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Chama-se Amélia Muge e é, ainda, uma mulher sem papas na língua.

Para comprová-lo, ouça a entrevista que a artista concedeu ao Anoitecer ao Tom Dela e que vai para o ar depois das notícias das 21h00.

Após as 22h00, Daniel Abrunheiro brinda-o com uma história em dez parágrafos musicais. Mil e Duas Noites se chama a rubrica do escritor. A história chama-se "A Carteira".

A partir das 23h00, e já a findar a edição de hoje do Anoitecer ao Tom Dela, Art Garfunkel é homenageado na rubrica Filhos da Madrugada.

Entretanto, há Dia a Dia Cultural, a história da Fada da Fonte contada pela Paula Coelho e música em muito bom português, que pode ouvir a partir das 20h00 em 91.2 FM ou através da internet em www.emissoradasbeiras.com

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Bem-vindos ao Anoitecer ao Tom Dela. Para terminar o especial sobre São Romão, a maior freguesia rural do concelho de Seia, falamos hoje com o representante institucional da autarquia. Hortêncio Páscoa, presidente da junta eleito há dezassete anos, é o convidado da rubrica Tribuna das Freguesias. Depois, vamos até à Senhora do Desterro, um lugar da freguesia de São Romão, conversar com três artesãos: Manuel Geadas, que transforma raízes em arte abstracta – como ele diz (e figurativa, como nós vimos), Diniz Fernandes, que ajuda a natureza a cumprir em arte aquilo que as raízes das árvores já lhe ofereciam como imagens humanistas, e Alberto Marques, um pastor que se fez artesão de flautas que toca para matar saudades do tempo de criança, quando apascentava ovelhas pelas verdes pastagens da serra da estrela. A partir das dez, Daniel Abrunheiro conta uma história em Mil e Duas Noites. Depois das onze, a rubrica Filhos da Madrugada fala-lhe do punk rocker Billy Idol . Mas o Anoitecer ao Tom Dela começa agora: música em português, uma história contada pela Paula Coelho e o Dia a Dia Cultural são para ouvir até às nove da noite. Fique na nossa companhia até à meia-noite em 91.2 FM ou através da internet em http://www.emissoradasbeiras.com/
Torne a sua noite mais clara.